Inglês para iniciantes: 10 primeiros passos
- Profª Ana Clara
- 22 de out. de 2022
- 3 min de leitura
1. Seja gentil com o seu processo de aprendizagem

Primeiramente, tenha calma e seja realista, mantenha um ritmo saudável e sustentável de estudos para não se esgotar e desistir. Se possível, procure um professor para te ajudar no processo. Estabeleça uma meta realista, tenha uma rotina e estude sempre nos mesmos dias e horários, ex: Toda terça e quinta de 10h até 11h.
2. Defina como você vai estudar

Existem várias maneiras de aprender inglês sozinho do zero.:
Você pode fazer um curso de inglês para iniciantes (como o nosso curso online, por exemplo). Você também pode fazer aulas particulares de Inglês (oferecemos aulas particulares de Inglês também) ou tentar aprender sozinho.
Avalie seu perfil e veja como você aprende melhor. É possível usar mais de uma estratégia por vez conciliando aulas gravadas, material do YouTube ou Pinterest.
3. Tenha um caderno para anotações de inglês

Anote expressões novas e importantes, guarde regrinhas de gramática, coloque lá lembretes e macetes que você aprender. Além de ajudar você a memorizar, serve depois como fonte de consulta também! Sugiro que você divida suas anotações em dois tópicos principais: vocabulário e gramática.
4. Dedique um tempo para gramática

A gramática ajuda você a saber como formar uma frase direito. Você não precisa ser um especialista em termos da frase ou análise sintática em inglês. Mas precisa, com toda certeza do mundo, você precisa conhecer os tempos verbais e algumas estruturas mais usadas. A gramática vai ajudar você nisso, e você vai se comunicar melhor! Estudar grammar te ajuda a ter confiança!
5. Solte a voz e cante em Inglês

Você gosta de música? Aprenda como ouvir e cantar músicas em inglês com as técnicas Shadowing e Imitation. Tire vantagem de ter a internet para ajudar e procure a letra para cantar junto (pelo Spotify ou YouTube, por exemplo). Isso vai deixar você mais familiarizado com as estruturas das frases, com a pronúncia das palavras e com o uso delas. Essa é uma dica de ouro de inglês para iniciantes (e para qualquer nível, na verdade, mas especialmente benéfico para quem está começando agora).
6. Leia algo que te interessa

Procure artigos de blogs ou revistas que falem de algo do dia a dia e de seu interesse (sugiro o site News in Levels). Há também editoras que fazem livros para quem está aprendendo inglês, escolha um que tenha seu nível. Lendo, você aprende a grafia das palavras e o uso delas, o que amplia seu vocabulário.
7. Pare de traduzir sempre tudo que vê em inglês

Traduzir faz você pensar em português e as vezes isso pode atrasar o seu progresso. Toda vez que você para e traduz, perde a linha do raciocínio em inglês. Tente entender o contexto, foque nas palavras que conhece, use dicionários que te mostrem exemplos (como o Contexto Reverso), mas que expliquem em inglês antes.
8. Coloque o inglês no seu dia a dia

Todos os dias, faça algo que envolva inglês. Você pode trocar os filmes e seriados dublados pelos legendados, escutar mais músicas em inglês, ver vídeos curtos no YouTube, escrever a lista do mercado em inglês. Use a criatividade e mantenha o contato com o idioma constante. Por último, troque o idioma do seu celular para Inglês.
9. Perca o medo de errar

Não fique com vergonha do seu conhecimento atual, seja seu inglês iniciante ou intermediário… Ninguém nasce sabendo! É mesmo errando que se aprende. Todo mundo erra, é normal. O importante é aprender com os erros e seguir em frente.
10. Fale em Inglês, mesmo que errando

Cometer erros ao conversar em um idioma estrangeiro é normal e esperado de quem ainda está estudando. Além disso, só se arriscando a falar que você vai conseguir identificar o que ainda precisa de um reforço nos estudos, e como a sua pronúncia pode melhorar.
Possíveis erros são parte do aprendizado e muitas vezes não comprometem a comunicação, e não deixe a insegurança atrapalhar algo tão importante para o seu caminho até a fluência em inglês.
Comments